Campina FM 93.1 - Completando 38 anos


Oiêê gente!!
Começamos mais um mês de outubro, primavera de 2016, e nesta postagem desejo prestar minha homenagem a rádio Campina FM 93.1 que está aniversariando e completando 38 anos de transmissões da 'Rainha da Borborema' para dezenas de cidades na região e até estados vizinhos. Ela foi fundada em 21 de outubro de 1978 por Hilton Carneiro Motta, um dos pioneiros da radiofonia campinense. A emissora foi a primeira FM do estado da Paraíba, não só de Campina, sendo também uma das primeiras FMs do Nordeste.
Bem no comecinho, recém inaugurada, a Campina FM funcionava reproduzindo programação gravada da Transamérica FM, e realmente era diferenciada. Programas como o Dancing Nights com Jean Carlos Secci, Playlist ou Non Stop Music, faziam a diferença e mantinham os campinenses informados das tendências mundiais.

Este link te leva para o blog "Retalhos Históricos de Campina Grande" com uma reportagem sobre o surgimento e vários outros arquivos sobre a 93.1:

Para mim a rádio existe desde sempre, pois foi na minha adolescência que a conheci, isso quando meus pais conseguiram comprar um aparelho de som 3 em 1 da marca NATIONAL lá em 1981. Até aí eu só ouvia ao longe, vindo de uma casa perto da minha ou num carro que passava, mas não tinha noção de como ela era realmente porque estava acostumado a ouvir as rádios AM num aparelho portátil que meu pai possuía, então me parecia ser a mesma coisa.
Pois bem, ao ouvir o som estéreo e perceber a seleção musical bem pop da época, me apaixonei, considerando que era a única que se podia sintonizar no bairro onde morei, o aparelho não conseguia sintonizar outras mais distantes. Até lembro que naquela década, na passagem de ano, em CG se costumava ter um apagão em toda a cidade na hora da virada, e a contagem regressiva se ouvia em todos os lugares: vizinhos, pessoas nos carros, alguns até com seu radinho de pilha estavam lá ouvindo a contagem dos últimos segundos do ano, era muito emocionante e no acender das luzes se ouviam gritos de alegria comemorando o ano novo. Bons tempos da minha vivência!

Canal do Programa Diversidade da TV Itararé com uma reportagem bem legal, contando um pouco da história do rádio no brasil e em seguida destaca os novos estúdios da Campina FM em 2011

Outra passagem na memória é uma pequena frustração. "Música do ouvinte" é um dos programas clássicos da rádio, e recordo que um dia liguei para pedir para ouvir o sucesso 'Girls just wanna have fun' da Cyndi Lauper, conforme ouvi da atendente o pedido foi anotado, e aguardei ansioso durante todo o programa mas não rolou e isso me marcou. Bem, considere o seguinte: eu era um garoto de seus 12-13 anos, nunca havia feito isso e me sentia até um pouco envergonhado, não sabia como falar na hora do pedido pois tinha nenhum conhecimento de inglês mas achava que sabia falar correto o nome da música conforme já tinha ouvido os locutores informando algumas vezes, também tive receio do tempo da ligação pois foi num tempo que usávamos telefone públicos em que precisávamos de uma fichinha pra ligação completar (alguém aí sabe o que é isso ha ha ha!), muitas vezes, na espera de ser atendido a ligação caía... era uma 'experiência' inédita pra mim, irrelevante pra muitos mas pra mim foi algo curioso e que nunca se apagou da minha memória. Mas tudo bem, pessoal, houve várias outras vezes em que fui atendido e fui feliz.


Link para o canal da Campina FM no youtube.com

Durante os anos 80, pelo costume que meus pais decretavam, só se podia ouvir o 'som' durante o dia pois o costume a noite era de ver TV, e por isso então eu passei esse período sem conhecer bem o que rolava nas noites da semana e do fim de semana da 93.1, me arrependo um pouco de não ter pensado em pedir a meu pai que comprasse um radio portátil pra mim...
No final da década já não ouvia com tanta frequência, tive interesse em outras coisas e saía para curtir baladas nos sábados a noite. Só no início de 1991, quando participei de um grupo de teatro amador, indo divulgar um espetáculo no programa 'Arte & Som' (outro programa clássico e no ar até hoje) pude conhecer mais próximo e trocar umas ideias com o locutor Jorgito DJ, que estava há alguns anos lá e já era referencia de quem destacava a música Pop e Dance internacional na cidade. Logo após o 'Arte & Som' Jorgito apresentava o "Rock And Dance" e fiquei viciado no programa que até aquela data tinha ouvido algumas vezes por alguns minutos. Dali em diante, estando em casa e antes de me preparar para o sábado a noite, tinha que ouvir o 'Rock And Dance'.


Vamos ficar por aqui desta vez, conto mais no próximo post. E lembrando que ainda tenho mais alguns áudios gravados em cassetes do "Dancing Night".
Aguardem!!

Comentários

Postagens mais visitadas