Capa Dj Sound edição No. 36
Iaêêê galeraa...
Chegamos a última edição de 1993 da Dj Sound com o número 36, e os últimos meses deste ano foi bem agitado. Depois da passagem de Michael Jackson, ainda tivemos Bon Jovi, Undercover e outro momento histórico com a primeira vinda de Madonna ao Brasil. A passagem da superstar pelo país causou polêmica e levou uma multidão de fãs ao delírio. Com o polêmico disco 'Erotica' lançado no ano anterior, Madonna chegou com a turnê 'The Girlie Show' para a sua primeira passagem pelo Brasil em novembro de 1993. O frisson em torno da artista foi gigantesco, com apresentações concorridas em São Paulo [Morumbi] e Rio de Janeiro [Maracanã]. Durante o período que ficou no Brasil, Madonna era notícia em todos os jornais e programas de TV. A imprensa acompanhava 24h de sua estada. The Girlie Show teve duas apresentações no país: no dia 03/Nov em São Paulo, que atraiu mais de 70 mil pessoas no Estádio do Morumbi, e 06/Nov no Rio de Janeiro, que teve o recorde de público em sua carreira até então, 120 mil pessoas que lotaram o Maracanã! Uma turnê nunca vista antes, super produção com uma criativa e exclusiva engenharia de palco criada com a ajuda do irmão Christopher Ciccone, que mistura teatro, circo, dança e música. Madonna mostrava ali o ápice do seu domínio de palco e como consegue fazer como nenhuma outra cantora um espetáculo para ser visto, não apenas ouvido. Era a sua maior evolução num show após suas três turnês anteriores, como a Blond Ambition de 1990. Como sugerido no post anterior sobre a passagem do Micheal Jackson, também sobre este da Madonna, existem centenas de vídeos no youtube, o show completo e trechos em vários outros países. (fontes: https://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,a-primeira-vez-de-madonna-no-brasil,70002454317,0.htm; https://madonnaonline.com.br/2013/11/04/the-girlie-show-no-brasil-comemora-20-anos/)
Mal tomaram fôlego após a passagem de Michael Jackson e Madonna, logo veio o Bon Jovi mexer de novo com o povo brasileiro. Em 15 de novembro de 1993, no Estádio do Pacaembu, aconteceu o último show da perna América do Sul da Tour I'll Sleep When I'm Dead, que tinha base no recém lançado álbum Keep The Faith. Olha, pra quê ficar falando se você pode ouvir e conferir a emoção deste show?! Tá disponível no link do youtube abaixo o áudio da apresentação completa. Ouça e também confira os comentários para ter uma noção da coisa toda.
https://www.youtube.com/watch?v=6IsBxM0GWZo
Buscando alguma informação sobre a passagem do Undercover, infelizmente não encontrei, mas é possível deduzir que teve certo sucesso com o público que curte dance e estava por dentro dos sucessos da banda que rolavam no rádio e nas boates. Com certeza rolou "Baker Street", "Never Let Her Slip Away", "I Wanna Stay With You", hits do primeiro álbum Check Out The Groove lançado em 1992 e, talvez, "Lovesick" e "Best Friend" do segundo, Ain't No stoppin' Us, de 1994. E, claro, encontramos vídeo no youtube da passagem da banda no Domingão do Faustão, confirmando a presença deles aqui na época. Veja nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=fmvtBK2nS_s
Apache Indian é um cantor, compositor e DJ de reggae britânico. Ele teve uma série de sucessos durante os anos 1990. "Boom Shack-A-Lak" é a canção mais famosa dele. A música foi incluída em seu EP Nuff Vibes. O EP deu a ele seu maior sucesso no Reino Unido, alcançando o número 5 na UK Singles Chart em 1993. A música e o EP também foram lançados mundialmente, alcançando o top 20 na Áustria, Irlanda, Holanda e Nova Zelândia. O vídeo promocional da faixa ganhou o prêmio de Melhor Vídeo de Reggae no Black Music Awards de 1994 em Londres. Liricamente, o Apache Indian geralmente canta em Patois jamaicano. Ele escreveu canções sobre temas sérios, como casamento arranjado, alerta contra Aids e crises políticas, bem como canções mais leves, como "Boom Shack-A-Lak", "Jump Up", "Girls Dem Fiyah" e "Celebrate".
Sobre o grupo M People, 1993 começou com o single relançado e remixado de "How Can I Love You More?" que foi lançado no final de janeiro e forneceu à banda seu primeiro single Top 10, chegando ao número 8. Enquanto este single estava nas paradas, a banda estava trabalhando em um novo material para o segundo álbum a ser lançado naquele outono; um single preliminar, "One Night in Heaven" foi lançado no verão e alcançou a posição 6. Isso lhes proporcionou um sucesso dance/pop que criou um sucesso mundial maior com o segundo single, "Moving On Up". O álbum Elegant Slumming foi para o Top 5 no lançamento e alcançou a posição número 2, permanecendo na parada até o verão seguinte e mais tarde ganhando para a banda o Mercury Music Prize. Outros dois singles Top 10 se seguiram: "Don't Look Any Further" (um cover da música de Dennis Edwards, o vídeo para o qual foi filmado em Berlim) em dezembro, e "Renaissance" que foi usado como tema do programa da BBC 2, The Living Soap, enviando o single ao número 5 no UK Singles Chart.
Quem também chamou a atenção da mídia musical foi o grupo de hip hop Cypress Hill. Eles foram o primeiro grupo latino-americano de gravação de hip hop a ter uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e álbuns de platina e multi-platina, vendendo mais de 20 milhões de álbuns em todo o mundo. São considerados um dos principais progenitores do rap e hip hop da Costa Oeste no início dos anos 1990, sendo aclamados pela crítica por seus primeiros quatro álbuns. A banda também defendeu o uso medicinal e recreativo de cannabis nos Estados Unidos. Black Sunday, o segundo álbum do grupo, estreou em primeiro lugar na Billboard 200 em 1993, gravando o Soundscan mais alto para um grupo de rap até então. Além disso, com sua estreia ainda nas paradas, eles se tornaram o primeiro grupo de rap a ter dois álbuns no top 10 da Billboard 200 ao mesmo tempo. Com "Insane in the Brain" se tornando um sucesso cruzado, o álbum foi triplo de platina nos EUA e vendeu cerca de 3,26 milhões de cópias.
Tá bom por hora?! As vezes fica difícil escrever algo bem resumido, pois corre o risco de passar a informação incompleta ou "mal contada", aí não é legal para o blog, não acha?
Valeu, obrigado por ter chegado até aqui. Por hoje é só, te vejo na próxima.
1 abraço!!
Comentários
Postar um comentário