Capa Dj Sound edição No. 20

 Iaeee gente querida!

Olha, indo direto ao assunto para não cansar a leitura, a capa da Dj Sound #20 destaca uma entrevista com Richard Fairbrass, lider da banda Right Said Fred, só que como não sabemos o que ele disse naquele ano, o que segue abaixo é uma bem mais recente, de 2017.


Richard Fairbrass fala sobre se tornar um sucesso noturno, sendo uma figura pública gay, sua vida amorosa e muito mais.

Esta entrevista com Richard Fairbrass foi publicada originalmente na edição de junho de 2017 do GCN (edição 330).


Em 1991, Richard Fairbrass e seu irmão Fred, também conhecido como Right Said Fred, alcançaram o primeiro lugar em 32 países com a música ‘I’m Too Sexy’. Fairbrass se revelou gay na época, incitando muita ira na imprensa do Reino Unido, mas de acordo com o próprio Richard, os gays não acreditavam muito nele. Nove álbuns depois e ainda se apresentando, ele diz que ainda tem problemas para se encaixar no selo gay.


… 'Sucesso durante a noite'

Tínhamos tocado por cerca de 13 anos antes de ‘I’m Too Sexy’ ser lançado em 1991, então dificilmente fomos um sucesso da noite para o dia. Lembro-me dos primeiros estágios, saindo para fazer compras e as pessoas olhando para mim. Foi tudo um pouco estranho e vagamente constrangedor. Só recentemente eu me acostumei com isso. Eu gosto disso agora; as pessoas geralmente são muito legais.


... ‘Eu sou muito sexy’

As primeiras canções são um pouco como os primeiros namorados - você os valoriza e pode se lembrar deles, mas não quer necessariamente repetir a experiência. Eu amo ‘I'm Too Sexy’, mas não tenho absolutamente nenhum interesse em passar minha vida tentando cultivar isso novamente.


... retrospectiva

Era tudo um pouco estranho, olhando para trás. Basicamente, fizemos o que nos foi dito. O single estava subindo nas paradas e eles diziam para ir ao show de Noel Edmund e acenar, e nós iríamos. Foi apenas nos últimos cinco ou dez anos que Fred e eu tivemos um controle muito mais firme sobre como queremos soar e o que queremos fazer.


… se enquadrar

Eu nunca me sinto como se fosse gay. Clubes gays e aquele rótulo gay nunca me agradaram muito. Eu estava com meu parceiro Stuart em 1982 e estivemos juntos por 28 anos antes de ele falecer. Não parecia gay ou hetero; era o que era.


… saindo do armário

Sair foi complicado, o sucesso da banda me obrigou a decidir. Meu pai havia falecido, mas mamãe ainda estava por perto e ela não sabia. Foi um momento difícil. Eu tinha coisas rabiscadas no meu carro, as pessoas cuspiam em mim; Stuart foi espancado na rua. Naquela época, principalmente por causa do HIV e da Aids, havia muita ignorância e medo ao redor.


... aparecendo aos olhos do público

Quando a banda apareceu, acho que foi um momento muito difícil para Stuart. Ele se tornou HIV positivo em 1983, então vivemos com isso durante a maior parte dos anos 80 e nos mantivemos isolados. Eu era muito público, e muito aberto, e ele estava lidando com o HIV e se sentia comprometido, tenho certeza. Eu estava tão ocupado sendo famoso e todas aquelas bobagens que não dei a ele e sua situação o suficiente para pensar.


... um seguidor gay

Quando nós rompemos pela primeira vez, tínhamos muitos locais gays reservados, mas tivemos que cancelá-los, porque eu acho que muitos gays pensaram que eu era um cara hetero que estava se irritando. Eu tive três ou quatro cartas de fãs gays na minha vida. Nosso apelo ao longo dos anos, em geral, se dirige a um público-alvo familiar, mães, pais e filhos.


… Imagem

Toda a imagem do Right Said Fred foi acidental. Fred e eu tínhamos treinado com pesos na academia de qualquer maneira, e estávamos há quatro ou cinco anos antes do single ser lançado, havíamos raspado nossas cabeças um ano antes. Era um look bem gay, mas eu não sabia na época. Eu sou muito ignorante sobre essas coisas. Eu não sabia que Freddie Mercury era gay até ele morrer.


... o momento mais memorável

Nós alugamos um carro esporte conversível Pontiac bluebird quando estávamos na América. Fred e eu estávamos dirigindo por Los Angeles com a capota abaixada, sob um céu azul, e liguei o rádio. Por acaso, cheguei ao top 40 americano e o DJ estava dizendo: "Esta é a música número um da América, Right Said Fred,‘ I’m Too Sexy ’." Lembro-me de pensar, isso é muito legal.


… O novo álbum

As avaliações são as melhores que recebemos nos últimos anos e vêm de pessoas que normalmente atirariam em nós. É impulsionado pelas músicas. Assim que juntamos dois ou três e gostamos deles, e pensamos que estava começando a soar legal, dissemos que vamos continuar até que tenha valido a pena o álbum. Demorou cerca de um ano para escrever as músicas e um ano para gravá-las.


... a vida amorosa

Está um pouco menos ocupado do que eu gostaria. Mas eu sou preguiçoso. Estive com Stuart por 28 anos e quando ele morreu em 2010, pensei em seguir em frente e encontrar outra pessoa. Mas você não quer, agora é assim. Quando alguém morre, está meio que com você o tempo todo, então é um processo muito mais lento.


... os anos desde ‘I'M TOO SEXY’.

Eu nunca fiz nenhum trabalho além de estar na banda; estou desempregado em todos os outros campos, eu acho. Temos sorte o suficiente para ter dinheiro pipeline, então somos pagos duas vezes por ano pelo catálogo anterior, o que é realmente ótimo. Estaríamos mais ricos agora se não tivéssemos feito nada desde 1995. Colocamos dezenas de milhares de libras no que fazemos. O que mais poderíamos fazer, sentar em casa com mais dinheiro e assistir à televisão? A vida é muito curta para isso. Link com a entrevista original: https://gcn.ie/richard-fairbrass-coming-gay-fanbase-memorable-moment/


Outro destaque de capa é para o novo trabalho dos Racionais MC's. "Escolha o seu Caminho" é o segundo álbum de estúdio do grupo, lançado pela gravadora Zimbabwe em 1992. Aquele ano se consolidava então como um dos mais importantes para a história do Racionais MC's e do rap nacional. Com o barulho dos dois primeiros LPs, o grupo foi levado até as escolas públicas de São Paulo, por iniciativa da Secretaria da Educação, para falar sobre racismo, violência policial e criminalidade no projeto 'RAPensando a Educação'. O final do ano seria brindado com os Racionais abrindo o show do Public Enemy, um dos mais notáveis grupos de rap do mundo, em São Paulo. (https://ceert.org.br/noticias/historia-cultura-arte/2714/de-1988-a-2012-conheca-a-historia-do-racionais-mcs)


Alice in Chains é uma banda de rock americana de Seattle, Washington, formada em 1987 pelo guitarrista e vocalista Jerry Cantrell e pelo baterista Sean Kinney, que mais tarde recrutou o baixista Mike Starr e o vocalista Layne Staley. A banda alcançou fama internacional como parte do movimento grunge do início dos anos 1990, junto com outras bandas de Seattle, como Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden. Alcançaram sucesso durante a época com os álbuns Facelift (1990), Dirt (1992), Alice in Chains (1995), bem como o EP Jar of Flies (1994). Embora nunca tenha se dissolvido oficialmente, o Alice in Chains foi atormentado por uma longa inatividade de 1996 em diante, devido ao abuso de substâncias de Staley, que resultou em sua morte em 2002. Em março de 1992, a banda voltou ao estúdio. Com novas canções escritas principalmente na estrada, o material tem uma sensação geral mais sombria do que Facelift, com seis das treze canções do álbum lidando com o tema do vício. Em 29 de setembro de 1992, Alice in Chains lançou seu segundo álbum, Dirt. O álbum alcançou a posição seis na Billboard 200 e desde seu lançamento foi certificado quádruplo platina pela RIAA, tornando Dirt o álbum mais vendido da banda até hoje. O álbum foi um sucesso de crítica, com Steve Huey da Allmusic elogiando o álbum como uma "declaração artística importante, e o mais perto que eles chegaram de gravar uma obra-prima". Dirt gerou cinco singles no top 30, "Would?", "Rooster", "Them Bones", "Angry Chair" e "Down in a Hole", e permaneceu nas paradas por quase dois anos.


Beastie Boys, grupo americano de hip hop e rap rock de Nova York formado em 1978, formado por membros da banda punk hardcore experimental Young Aborigines. Depois de alcançar o sucesso local com o hip hop experimental de 1983 no single "Cooky Puss", os Beastie Boys fizeram uma transição completa para o hip hop e Schellenbach saiu. Eles fizeram uma turnê com Madonna em 1985 e um ano depois lançaram seu álbum de estreia, Licensed to Ill, o primeiro álbum de rap a chegar ao topo da parada Billboard 200. Seu segundo álbum, Paul's Boutique (1989), foi um fracasso comercial, mas mais tarde recebeu aclamação da crítica. Check Your Head (1992) e Ill Communication (1994) obtiveram grande sucesso, seguidos por Hello Nasty (1998), To the 5 Boroughs (2004), The Mix-Up (2007) e Hot Sauce Committee Part Two (2011).


The Pasadenas era um grupo britânico de R&B/pop. Eles tiveram dois álbuns no top 10 do Reino Unido e oito singles no top 40 do Reino Unido, incluindo "Tribute (Right On)" (1988), "Riding on a Train" (1988) e "I'm Doing Fine Now" (1991). "I'm Doin' Fine Now" é uma canção de 1973 da banda New York City. Em 1991, o grupo britânico lançou um cover desta canção (intitulado "I'm Doing Fine Now") que atingiu o número quatro no Reino Unido por quatro semanas, vendendo mais de 200.000 cópias no processo, e em número seis na Bélgica e na Irlanda.


Deee-Lite se tornou o inesquecível grupo americano de house e club/dance music, formado na cidade de Nova York. O single mais conhecido do grupo é "Groove Is In the Heart", que foi lançado a partir de seu álbum de estreia de 1990, World Clique, e foi um hit Top 10 em vários países. Em dezembro de 2016, a Billboard os classificou como os 55º artistas de dança de maior sucesso de todos os tempos. "Groove Is In the Heart" se tornou um sucesso imediato em casas noturnas, a canção alcançou o primeiro lugar na parada US Hot Dance Club Play e também alcançou a quarta posição na Billboard Hot 100. Ela alcançou o número 1 por uma semana na Austrália em novembro de 1990. A música foi acompanhada por um videoclipe psicodélico, com Deee-Lite (em roupas do final dos anos 1960), Q-Tip, Maceo Parker e Bootsy Collins sobrepostos sobre um fundo de desenho animado do final dos anos 1960 de várias formas e cores mutáveis.


Sorry pelo texto tão longo pessoal, para não deixar resumido demais e sem sentido, teve que ser assim. Agradeço a todos que leram até o fim.

Já-já voltaremos. Valeu!

1 abraço!!


Comentários

Postagens mais visitadas